Loading...

Como criar um video explicativo

Saiba tudo sobre como criar um video explicativo profissional que gera resultados para sua empresa.

Video explicativo


Você já notou como a criação de videos explicativos está crescendo? Reparou que quando você entra em um site tem sempre um vídeo lá no campo Como Funciona, esperando para ser reproduzido? O Marketing Digital avançou bastante nos últimos anos.
E dentro do seu abrangente conceito está a produção de um video explicativo institucional. As pessoas adoram assistir videos na internet. Essa estratégia está bastante atrelada ao Inbound Marketing.
Então, antes de começarmos a entender melhor sobre os vídeos explicativos, precisamos entender um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing. 
Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma vertente do marketing digital.
Com ele a empresa se promove por meio de blogs, podcasts, e-books, newsletters e também com vídeos. O Inbound Marketing se diferencia das demais estratégias de marketing, pois utilizando essa estratégia a empresa não precisa comprar espaços para propaganda em jornais, revistas ou até mesmo em blogs.  Resumimdo, a empresa precisa apenas gerar conteúdo de qualidade. Esse conteúdo será responsável por atrair a atenção do cliente. Ele poderá, inclusive, despertar um desejo pelo consumo do seu produto nesse potencial cliente.  Esse é um conceito bastante interessante, pois é bem menos invasivo que o Outbound Marketing.
Então, como a ideia do conceito é atrair clientes por meio de conteúdos de qualidade, nada melhor do que videos explicativos, videos tutoriais para empresas, videos institucionais e videos animados explicativos. Com o crescimento dessa estratégia de marketing, os vídeos ganharam bastante força na internet por serem criativos e atrativos. Entretanto, não basta apenas postar um vídeo, é preciso saber como criar um video explicativo.

O que é um vídeo explicativo?


Como já dissemos, o vídeo explicativo faz parte de uma estratégia de marketing chamada Inbound Marketing.
Dessa forma, eles possuem uma grande importância no que diz respeito à estratégia de divulgação de um negócio. O vídeo explicativo pode ser desenvolvido de diversas maneiras, nos mais variados formatos. Alguns tipos de vídeos são:

Certamente a primeira pergunta que veio em sua mente é: qual desses formatos é o melhor? 
E a resposta é “depende”. Não há um formato melhor que o outro.
Tudo vai depender do seu público-alvo e da proposta que o vídeo traz. Sendo assim, é preciso que o vídeo siga um determinado roteiro.
Que ele levante o problema do seu cliente para posteriormente mostrar que há uma solução. Mais do que isso, o vídeo precisa despertar o interesse no seu lead potencial. Legal, mas qual assunto devo abordar no vídeo?
Essa também é uma questão que veio à sua mente, e a resposta é: vários. Existem diferentes assuntos que você pode abordar em um vídeo da sua empresa.
O ideal é ter um vídeo explicativo no qual a empresa mostra a proposta da sua marca. Onde o objetivo é fazer o cliente se identificar. Entretanto, um vídeo não pode ser muito longo, por isso é fundamental ser bastante objetivo nesse ponto. Você ou sua empresa podem criar diferentes videos para o seu negócio: Um para apresentação da marca, um para falar sobre os serviços, outros para mostrar cada produto...

Enfim, quanto mais você investir nesse ponto maior será o retorno financeiro do negócio. Olha só que legal esse video explicativo que criamos:



O vídeo explicativo ajuda em SEO?

Essa é uma questão bastante intrigante e pertinente.
Para isso vamos voltar lá no começo deste artigo. Lembra que falamos que o vídeo faz parte de uma estratégia de marketing chamada Inbound Marketing? Então, lembra também que essa estratégia não consiste em comprar espaços publicitários e sim atrair o cliente para o negócio de maneira sutil e menos invasiva?  Contudo, para que o cliente consuma esse conteúdo é preciso que chegue até ele.
E é aí que entra o SEO. O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para fazer o seu blog ou site aparecer nas primeiras páginas do Google sem que você precise pagar para isso. Pense o seguinte: quando você quer encontrar algum assunto no Google como, por exemplo, “ebook de marketing”. Você provavelmente digitará a palavra que está procurando, também chamada de palavra-chave no Google, certo? Ou ainda pode pesquisar palavras chave de cauda longa como:
“Onde encontrar produtora que faz videos animados”

O que acontecerá após você digitar e buscar na pesquisa?

Aparecerão alguns sites onde é possível ver o escrito “anúncio” neles.  Esses resultados pagam para estarem ali por meio do Google AdWords, também chamado de Google Ads. Existem muitas agências de marketing especializadas em anunciar no google ads. Mas na sequência irão aparecer outros sites que não pagaram nada para estarem nessa primeira página. E como eles estão ali? A resposta para essa questão é o SEO. Os robôs do Google entenderam que o assunto que tais sites contêm é relevante para o cliente e, por isso, os colocou ali na primeira página. E o sonho de qualquer empresa é estar ali, sem pagar nada. Por que esses sites conseguem esse ranqueamento?
Como dissemos, eles adotam as técnicas SEO de forma eficiente. Os robôs do Google, desse modo, levam em consideração alguns elementos como:
  • Distribuição da palavra-chave durante o texto
  • Densidade do conteúdo
  • Velocidade do site
  • Estrutura dos títulos e subtítulos
  • Palavras chave de cauda longa
  • Tempo de permanência na página
Notou como existem diversas técnicas que ajudam a ranquear o site?

Estratégia de videos para ranquear no google


Listamos acima algumas técnicas para melhorar ranqueamento no google, mas se atente a essa última técnica:  tempo de permanência na página. Repare que ela está extremamente atrelada ao vídeo. Afinal, se alguém ficar um tempo assistindo um vídeo na sua página ele permanecerá mais tempo ali, não é mesmo? Então, quanto maior o vídeo, melhor? A resposta era para ser sim, mas na verdade é não. Embora possa parecer um tanto ilógico, vídeos muito grandes não possuem tanto interesse comparados a vídeos menores. Alguns estudos apontam que os vídeos de 60 segundos possuem mais cliques que um vídeo de 5 minutos. Ninguém tem muita paciência em assistir videos longos na internet. Por isso, o ideal é que o tamanho do vídeo varie de 30 segundos até 2 minutos no máximo.

Os vídeos explicativos ajudam a aumentar as vendas?

Essa é uma pergunta pra lá de objetiva e a resposta também deve ser. Sim, os vídeos explicativos ajudam a aumentar as vendas. Apesar de ser uma técnica do Inbound Marketing, na qual é um pouco mais difícil mensurar o retorno real sobre um vídeo, eles ajudam a despertar no cliente o desejo por um determinado produto e consequentemente ajudam a aumentar as vendas. Sendo assim, é essencial que o vídeo seja feito de maneira correta e também alocado dentro do site da forma certa. Então, para isso é preciso saber em quais landing pages os vídeos se encaixam melhor.
Uma landing page bastante interessante para ter um vídeo explicativo é a Thank You Page. Podemos dizer que ela é a última etapa de conversão de visitantes em leads. Ou seja, quando uma pessoa visualiza essa página no seu site ela já não é mais um visitante desconhecido e sim um lead. Nesse momento sua empresa já terá nome, e-mail e alguns outros dados do cliente. Nessa altura, colocar um vídeo explicativo é bastante pertinente. Colocá-lo ao lado do formulário de atendimento pode ainda aumentar as chances de efetuar uma venda. Mas é preciso entender que o vídeo precisa realmente ir de encontro ao que o cliente procura.

É possível viralizar um vídeo para empresa?

A viralização é, na verdade, o objetivo de toda empresa. Afinal, quem não gostaria de obter um, dois ou três milhões de visualizações em um vídeo? Isso é extremamente possível, desde que as estratégias de marketing sejam muito bem definidas.
Por isso, se um video consegue ser objetivo levantando o problema de uma pessoa e oferecendo a solução correta, ele pode sim viralizar. O principal responsável pela viralização será o próprio cliente. Lembra de um ditado que diz que o boca a boca é a melhor propaganda? Hoje o boca a boca acontece nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Ou seja, quando uma pessoa comenta com a outra que está precisando de algo e essa por sua vez indica uma empresa. Normalmente a pessoa que recebe a indicação pede algum material para que ela possa ver e saber mais sobre a empresa. E qual o melhor material a ser apresentado?  Um vídeo sem dúvida alguma. Por isso, muito mais do que um texto, os vídeos tem o poder de viralizar uma marca rapidamente. E as grandes empresas sabem disso. Olha só esse video que criamos para a CACAU SHOW:


Todavia, tudo tem os dois lados. E se o vídeo não for feito de maneira profissional, buscando corretamente entender os anseios do seu público certamente ele não conseguirá ter a repercussão desejada.

Então, o que é preciso levar em consideração para fazer um vídeo?


Muitas coisas devem ser consideradas no momento de se fazer um vídeo. Uma delas é saber quem é o seu cliente, quais as suas dores e quais os seus anseios. Ou seja, quanto mais você conseguir se colocar no lugar do seu cliente, maiores serão as chances do seu vídeo fazer sucesso. Note que um pequeno vídeo carrega por trás dele todo um estudo. Não é simplesmente um vídeo. É uma mensagem que tem como propósito sanar um problema do seu Lead. Então, antes de pensar em criar um vídeo, é preciso saber o que se pretende com ele. Assim é importante que você se pergunte:
  • Esse vídeo é para mostrar um produto?
  • Esse vídeo é para apresentar um serviço online/offline ?
  • A proposta do vídeo é para consolidar minha marca?
  • Será uma apresentação de pith em vídeo para investidores?
  • A intenção é cadastrar usuários para startups?
  • O objetivo é despertar curiosidade em um aplicativo ou startup que eu ainda nem desenvolvi ?
Repare que para cada situação há uma linguagem diferente. Um vídeo de lançamento de um produto jamais poderá ser igual a um vídeo pitch para atrair investidores. Ambos terão uma linguagem específica e um formato diferente também. Outra questão que se deve considerar antes de criar um video é a busca do cliente. É preciso ter isso muito bem definido para que não seja gasto um dinheiro desnecessário. E nada melhor do que ouvir o próprio cliente neste momento.

Como deve ser a comunicação do vídeo?

Clara e encantadora. Simples assim. Um vídeo não pode ter linguagem difícil, não pode fazer rodeios e nem deixar nada vago no ar. Ele precisa conseguir transmitir a mensagem despertando o desejo no cliente. Para isso é preciso entender que o vídeo precisa chamar a atenção. E para chamar a atenção ele precisa começar despertando o interesse no cliente. Logo, os três primeiros segundos são fundamentais. Então pense bem em como você se comunicará com o cliente. Pense que o cliente ao abrir o vídeo está em busca de uma solução, então mostre logo de cara que o vídeo irá solucionar o problema dele. Uma outra abordagem é inverter e apresentar primeiro o problema para as pessoas se identificarem. Tudo depende da persona. O estudo da persona do negócio é fundamental nesse caso. Começar com uma pergunta intrigante também é interessante, mas aqui não vamos falar em fórmulas concretas. Como dito, sua estratégia tem que começar no estudo da persona. Muitas vezes o vídeo pode começar da forma mais inusitada possível e ao mesmo tempo prender a atenção do lead. Tudo vai depender da criatividade de quem está desenvolvendo esse vídeo.

Mas quem faz esses vídeos?

Quem faz videos explicativos ? Onde consigo uma produtora de videos? Encontrar uma boa produtora para ajudar na criação dos vídeos é um passo demasiadamente importante para quem quer viralizar os vídeos na internet. Somos a Solda Fria Produções.
Atendemos clientes incríveis. Temos muita experiência no mercado de videos animados explicativos. Vivemos e respiramos videos. Tanto é que se torna muito chato escrever um artigo em texto como esse. Pensamos logo como será o roteiro do video. rsrs Com uma vasta experiência no mercado, conseguimos desenvolver videos profissionais que atendem os anseios do seu público-alvo. Muito mais do que apenas produzir vídeos, nós estudamos o seu potencial cliente. Ao desenvolver um vídeo levamos em consideração todas as questões que abordamos neste artigo e procuramos encontrar o melhor formato de video cujo potencial de viralização seja realmente surpreendente. Nós acreditamos nisso e utilizamos os videos animados para divulgar nossa própria produtora. Aqui o espeto é de ferro. rsrs
Dá uma assistida nessa nossa playlist especial

Os vídeos profissionais estão cada vez mais caindo no gosto popular e nós sabemos disso. Então, quando você se perguntar: qual produtora para criação de vídeo explicativo eu escolho? Já sabe a resposta: Solda Fria Produções. Entre em contato conosco, teremos um enorme prazer em criar os melhores vídeos para você ampliar as suas vendas. Utilizamos palavras chaves otimizadas e de cauda longa já na criação do roteiro dos videos. Venha explicar seu negócio com a gente.

Orçamento


video 2d 835280082247768844
Página inicial item